Definindo seu estilo


Uma das coisas que andei fazendo este tempo que fiquei "off" (digo off de bloggar, mas acompanho diariamente a blogosfera), foi analisar meu estilo. Eu sempre acompanhei blogs desde que me conheço por internet e sempre vi os looks das blogueiras e achava tudo legal, mas há uma diferença em achar legal e querer ter ou andar igual. E talvez eu tenha cometido alguns erros desde então. 

Depois que comecei a trabalhar e ter meu próprio dinheiro, senti que poderia comprar aquele estilo de vestido que vi uma blogueira usar e achei bonito; me inspirava muito em muitas que seguia, o que as vezes é um erro básico que cometemos. Não é atoa que são chamadas de digital influencer, porque elas realmente nos influenciam. Não digo que é errado você querer algo parecido que alguém está usando porque achou bonito, mas deve analisar primeiro se aquilo faz parte do seu estilo. Você sabe qual é seu estilo? Confesso que até hoje eu não sei qual é meu estilo definitivo e talvez ninguém tenha um estilo definido. Você pode gostar de roupas clean durante a semana, mas no final de semana sair toda trabalhada no brilho, isso é normal.

Ainda é normal eu ver um look diferente e achar lindo, mas eu não quero porque eu sei que não funciona pra mim e comprar algo que eu sei que vai ficar parado no armário não rola, não é mesmo? Tenho lido bastante sobre armário cápsula e muito do que aceitei pra mim tirei dicas desse estilo de vida. Mas como comecei?

Autoconhecimento
Se conhecer é o ponto de partida. Nossas escolhas refletem nosso estilo e isso é muito importante. O que gostamos de fazer? Onde trabalhamos? O que gostamos de ler ou de assistir? Todas essas coisas influenciam em como nós somos. 

A primeira coisa que precisei fazer foi colocar todas as roupas que eu tenho em cima da cama e fazer a pergunta, qual foi a última vez que eu usei isso? E vi que muitas delas ainda nem usei. Conversando com um amigo ele disse que é normal e quando vão ficando velhas ele vai pegando as novas, mas eu não acho que seja normal você ter um armário cheio de roupas e usar frequentemente 20% do que está nele.

Uma pergunta que eu me fiz várias vezes foi, o que eu gosto? E a resposta não foi difícil e vou fazendo posts mostrando tudo o que eu gosto por aqui com o tempo. A segunda pergunta foi sobre as cores, o que pode ser um pouco mais complicado, porque depende do dia, mas o que eu tenho certeza é que gosto muito de cores neutras (cinza, branco, preto) e não gosto muito de estampas coloridas. Partindo dessas duas perguntas eu consegui ver um armário super funcional pra mim. Tirei as coisas que não se encaixam no meu gosto, algumas vão para doação e outros para meu bazar no Instagram (Quero, uai) e com o tempo vou adquirindo novas peças que são do meu gosto (dinheiro não cai no céu, né!). Com isso eu terei o armário certo. Essas perguntas também valem para os calçados (um outro post será feito sobre isso).

Referências
Depois de analisar o que eu gosto, eu fiz uma pasta no Pinterest com os looks que mais me agrada e a partir daí eu também consigo inspirações para compor as peças que eu tenho. Vai por mim, Pinterest é tudo de bom para isso.

Foco
O ser humano é imprevisível e com isso o gosto pode mudar sempre. O que é legal hoje, talvez amanhã não se encaixe em você. Por isso é bom analisar de tempos em tempos o seu gosto e se seu armário ainda funciona, talvez tenha que acrescentar algo ou tirar, é normal, mas não deixe de fazer.

Uma dica é nunca cair nas tendências, por mais que queira aquela saia de franjas, que até pode combinar com você, você deve pensar se usará ela depois que essa febre passar. Isso vale para qualquer outra peça de roupa ou calçado da moda.

Outra dica para no caso a grana esteja curta, é ir comprando aos poucos ou até mesmo garimpar em bazares e brechós (há vários online que são muito bons e vou indicar mais pra frente) ou você pode vender aquelas roupas/calçados que estão em bom estado para tirar um extra e investir no seu armário. Quando pensamos direito, fazemos as coisas direito.

0 comentários:

Postar um comentário

My Instagram