Um amor para recordar - Nicholas Sparks

maio 08, 2015


Um amor para recordar
ISBN: 9788563219268

Editora: Novo Conceito

Páginas: 186

Lançamento: 2011



Sabe aqueles livros que você evita de ler por já conhecer a história e tem um pouco de preconceito justamente por causa disso? Bom, eu tinha um certo preconceito em ler Um amor para recordar por ter assistido o filme alguns anos atrás e como já sabia da história ficava evitando o máximo possível e virava a cara pra ele na estante. Isso é um grande erro. Por mais que você conhece a história, terá partes que não são mostradas nos filmes e são essas partes que sentimos falta e poderá fazer grande diferença no final pra gente.

Narrado em primeira pessoa, Landon, que já está velho, vai lembrar do tempo que frequentava o colégio e de seu primeiro e único amor: Jamie. 

Antes de começar a falar sobre esse romance, quero que entendam que Landon era um garoto popular e riquinho. Junto com sua rodinha de amigos sempre falavam mal de certos alunos da escola. Entre eles, Jamie, filha do pastor, que era meio esquisita e fervorosamente religiosa.

Sua vida vai mudar drasticamente quando é envolvido em uma peça de teatro onde será o protagonista e Jamie sua parceira de cena. Ele terá que contracenar com ela e terá que ensaiar com ela fora da escola também, se quer se sair bem nessa peça.

Juntos planejam de se encontrar depois das aulas para ensaiar as falas e a primeira coisa que Jamie diz a ele é pra ele não se apaixonar por ela. Landon fica completamente encabulado com isso e acha muita graça. Afinal não há hipótese alguma dele se apaixonar por ela.

Encontrando-se com Jamie fora da escola, Landon percebe que ela não é tão ruim de se conversar. Claro que ela tem suas manias e quem não tem? Ela é super religiosa, ajuda os animais e orfanato e ainda prega suas crenças à todos - mesmo aos que não estão interessados. Landon não tem vergonha de expor o que pensa de Jamie e acaba desabafando algumas vezes com ela e mesmo com isso não conseguem se afastar um do outro.

Uma história super clichê: o cara popular da escola se apaixonar pela garota esquisita. Mas não deixa de ser fofo e adoro coisas fofas.

Eu me segurei até o último instante, mas na narrativa final de Landon não aguentei e me acabei em lágrimas. É impossível não se emocionar por essa história romântica e trágica. Não sei se são todos os livros do autor, mas pelos dois que li, Nicholas Sparks gosta de um bom romance com algo trágico no final. Veremos nos próximos.

O filme é tão lindo quanto o livro, mas é mais focado na parte do romance mesmo e deixando o lado religioso meio de lado, mas vale super a pena assistir e chorar muito também. 

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. Ain Fê, sou suspeita para falar dos livros do Nicholas, até agora nunca li um livro dele para não gostar e me desmanchar em lágrimas. Meu Divo.
    O bom é que uma boa partes dos livros dele tem filme, para quê melhor?
    Um Amor para Recordar (filme e livro) são meus favoritos.... e bem diferentes, mas eu amooooo....

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Meu gênero favorito é fantasia, mas de vez em quando eu preciso ler algo mais contemporâneo pra dar uma quebrada. Gosto dos livros do autor, apesar de ter lido apenas dois. São bem dramáticos, né.
      Também gostei muito do filme, mas cada um foca em um aspecto da história.

      Beijos

      Excluir

Like Us on Facebook

Youtube