Desapego de livros

junho 15, 2014


Do ano passado para cá comecei a me desapegar de algumas coisas, seja de roupas, calçados e até meus preciosos livros. Comecei com roupas, sempre ficava naquela de "um dia vou usar" mas esse dia nunca chegava e elas ficavam acumulando espaço no meu guarda-roupas. Até que um belo sábado de manhã, arrumando todas as roupas, decidi fazer uma faxina geral e escolher o que realmente iria usar e o que poderia passar pra frente. De lá pra cá isso passou a ser um ritual que faço de tempos em tempos.

Outra coisa que não abria mão de jeito nenhum era dos meus livros. Eu tenho um apego especial por cada um deles, mesmo aqueles a anos na estante e nunca lidos. Ficava falando a mesma coisa: "um dia vou ler". No caso dos livros é mais complicado, pois tem momentos que você não está pra aquela história e deixa ele de lado e pega outro... Há momentos certos para cada gênero.

Todo mês chega livro novo pra mim, seja de cortesia ou compras, e eu sempre deixo todos numa pilha para no final do mês mostrar tudo que chegou no Book Haul e depois guardá-los na estante. Um certo dia quando fui guardar, não havia um espaço sequer na estante para colocá-los. Fiquei segurando os livros nos braços e olhando para a estante. Muitos pensamentos começaram a surgir em minha mente: "eu poderia colocar aqueles livros deitados e portanto sobraria mais espaço". Acontece que eu odeio deixar os livros deitados. Eu já fiz essa experiência e não passou uma semana e tive que reorganizar a estante todinha porque não conseguia vê-los todos deitados.

Então eu decidi tirar alguns livros da estante. O critério que eu usei para os livros nunca lidos foi se eu pretendia ler em um futuro próximo se a resposta fosse não, eles iriam para a caixa no chão. Para os livros lidos, fiz a pergunta se pretendia le-lo novamente algum dia, se a resposta fosse não, iriam para a caixa. Simples. Pra mim não deu trabalho escolher os livros que iriam para caixa, pois já fazia um tempo que não estava nenhum pouco afim de ler alguns livros e que já estavam há anos na estante. 

Quando faço uma geral na estante, deixo os livros numa caixa guardados e atualizo a estante de trocas do Skoob, deixo uma semana mais ou menos e se ninguém tiver interesse, eu mando todos para a biblioteca municipal. Minha cidade é pequena e a biblioteca mais pequena ainda, então eles sempre aceitam livros. E eu sei que lá, eles terão uma chance de serem lidos e assim fico feliz.

Agora pergunto para vocês, conseguem se desfazer dos seus preciosos? O que fazem com eles? Vendem, trocam ou doam?

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. Depois que comprei o Kindle, doei, vendi e sorteei quase todos que tinha.
    Sou desapegado mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh! Eu não consigo. Acho a coisa mais linda do mundo uma estante cheia de lindos livros!

      Excluir

Like Us on Facebook

Youtube