Livro: Mestre Gil de Ham de J.R.R.Tolkien

dezembro 02, 2013

Mestre Gil de Ham
ISBN9788578275778
Editora: Wmf Martins Fontes
Páginas: 104
Lançamento: 2012
Saraiva 

Uma das coisas que mais admiro no Tolkien é a forma de transformar uma história simples em uma verdadeira aventura pela mundo da fantasia. Mestre Gil é o típico fazendeiro que gosta de sossego e não se vê além dos cuidados de sua fazenda. Mas isso muda quando um gigante perdido invade as terras de Ham e começa a destruir tudo, principalmente a fazenda de Mestre Gil. Depois que este coloca o gigante pra correr (como, só lendo para descobrir) ele se torna uma figura famosa e de respeito no reino e até ganha uma espada do rei por seu mérito. 

Mas quando um dragão começa a fazer bagunça aos arredores e destruir e comer animais e até mesmo o pároco da aldeia vizinha, o povo vai a procura de Mestre Gil que faz de tudo para se safar dessa empreitada. Até que ele não vê mais solução e sai ao encontro do dragão montado em uma égua e ao lado do seu cão (que não é nem um pouco valente). 


Narrado em terceira pessoa a história encanta tanto as crianças como aos adultos. Uma aventura pelas terras fantásticas que Tolkien cria já é muito bem vinda, mesmo se fosse apenas uma caminhada. Como o livro é voltado para o público infantil, os personagens são engraçados e a narrativa é rápida, focando mais em algum ou outro personagem secundário. A narrativa não é tão descritiva como em O Senhor dos Anéis ou O Hobbit, mas não deixa de ter seu mérito e muito menos de ser menos envolvente. É rápida e com ótimos momentos de descontração.

Como a maioria dos livros de Tolkien publicados aqui no Brasil tem uma introdução contando sobre o livro, seu desenvolvimento, e as mudanças que teve para ficar do jeito que ficou - sugiro que não leiam, pois há muitos spoilers. Ao final há uma continuação como se tivesse sido copiada das anotações de Tolkien, com palavras entre parênteses e pensamentos aleatórios de personagens futuros. Sugiro que leiam se tiverem curiosidade, mas é um pouco repetitivo.

Enfim, mais um livro para a lista de livros lidos do Tolkien e que satisfaz as expectativas. Como não amá-lo?

Você também pode gostar

0 Comentários

Like Us on Facebook

Youtube