Livro: Rose na tempestade de Jon Katz

novembro 18, 2013

Rose na tempestade
ISBN: 9788581632834
Editora: Novo Conceito
Páginas: 235
Lançamento: 2014
Saraiva - Submarino

Rose é uma border collie de uma fazenda. Sua missão é cuidar do rebanho de ovelhas e de todos os outros animais, de deixar tudo em ordem e principalmente cuidar de Sam. Ela é um cão muito esperto, essa raça é considerada a mais inteligente de todas, e sabe que tem que deixar toda a fazenda em ordem e alertar Sam de qualquer coisa fora do normal que acontecer.

A narrativa toda é em terceira pessoa e mostra o ponto de vista de Rose - o que acontece na fazenda, sua relação com os animais e Sam, suas divagações de sua existência e algumas outras coisas que ela não entende por ser um animal, como o porque de Kate ter sumido. Também temos o ponto de Sam o dono da fazenda - como ele se sente em relação a Rose, a falta de Kate (sua esposa que faleceu) e suas obrigações na fazenda. 

Apesar de ter apenas dois pontos de vistas, o mais voltado é para Rose e em sua cabeça vemos tudo o que ela vê na fazenda e como ela se sente responsável por tudo. É muito interessante conhecer suas divagações e seus sentimentos - acho que todos os animais tem sentimentos e pensam em muitas coisas, demonstram mais sentimentos que muitas pessoas e sempre estará do seu lado em todos os momentos, Rose é a prova disso.

Jon Katz é autor de vários livros com animais e Rose na tempestade é seu primeiro livro de ficção. Nunca havia lido nada do autor até então, mas como eu adoro livros com animais resolvi ler este. A princípio achei a história cansativa por ser basicamente apenas narrativa, o autor é bem descritivo nas paisagens e explora o máximo de informações que a história trás.  Mas por volta da metade do livo em diante, já acostumada com a narrativa, acabei gostando mais da história. Eu adorei Rose do começo ao fim e adorei como o autor explorou seus pensamento e suas ações - afinal ela é um animal e embora esse seja um livro de ficção, o autor não quis escrever uma história surreal e achei tudo muito natural e imaginei como um animal pensaria em determinadas situações. Foi tudo muito natural.

Como uma amante de histórias de animais, esse livro foi aprovado. Só esperava que a sinopse fosse mais voltada para os acontecimentos do livro. Acontece uma tempestade e acontece algo com Sam, mas diferente do que está escrito na contracapa do livro Rose não o procura. Então não pegue o livro pensando que vai encontrar uma história fabuloso como aqueles filmes de Sessão da Tarde em que o cão sai pelo país ao encontro do dono. Não tem nada disso, a história é focada apenas na fazenda. Mas nem por isso deixa de ter seus créditos. Eu gostei e recomendo.

~ Livro enviado como cortesia.

Você também pode gostar

0 Comentários

Like Us on Facebook

Youtube