Filme: The Shinning

agosto 29, 2013


Assisti os dois filmes de 1980 e 1997. Não tenho instrução para criticar algum filme, pois não entendo nada dessas coisas, só vou dizer o que achei sobre eles e espero que entendam isso.

No elenco do filme de 1980 estão Jack Nicholson como Jack Torrance, Shelley Duvall como Wendy e Danny Lloyd como Danny Torrance. O filme baseado no livro, leia a resenha nesse post, está longe de ser perfeito. Naquela época não tinham os recursos que temos hoje com os efeitos especiais que parecem reais de tão bom que são, eles tinham que trabalhar com os disponíveis da época. Então não posso simplesmente falar que o filme é ruim, mas acho que poderia ter sido melhor.

Temos que lembrar que o livro foi escrito antes de 1980, então eles não tinham os meios de comunicação que temos hoje. Os personagens também não foram o que eu imaginei nos livros, exceto Danny. Wendy no livro é loira, no filme morena e muito feia. Não sei o que pensar do Jack Nicholson, pois sempre achei ele com cara de psicopata.

A atmosfera do filme não foi a mesma que senti no livro. Alguns filmes de terror conseguem passar medo, mas não foi o que aconteceu com este. Claro que teve alguma cenas de terror muito bacanas, mas nada que fizesse com que eu fechasse os olhos (e eu sempre faço isso nas cenas de terror). Achei que poderiam mostrar com mais detalhes como o Hotel influenciava os pensamentos da família, como ele mexia com eles. Do jeito que foi, não percebemos o que o hotel está fazendo, apenas que o Jack estourou do nada. 

E não posso deixar de mencionar as cenas hilárias da Wendy. Além da atriz ser nada a ver com a personagem do livro, as cenas de terror com ela eram simplesmente cômicas com todas aquelas caras e bocas e sem contar do barulho tipo de "porco" quando ela chorava. Oi!? Também não foi o final digno que eu esperava. Mudaram coisas muito importantes no filme e deixou um vazio do porque daquilo tudo. 



Já o filme de 1997 e no elenco com Steven Weber como Jack, Rebecca De Mornay como Wendy e Courtland Mead como Danny é diferente. Se você está procurando algo mais fiel, eu recomendo este. O filme consegue passar um pouco mais da atmosfera do livro, mostra como o hotel mexe com os personagens e como eles vão ficando. Eles mostram as partes mais importantes do livro e como isso influência o que eles vão passar na história. Embora o filme seja muito longo e um pouco cansativo, vale a pena assistir, pois não modificaram quase nada e  os personagens são mais parecidos com o que eu havia imaginado no livro. Em suma, este conseguiu passar tudo o que o anterior não.

Imagens: via

Você também pode gostar

0 Comentários

Like Us on Facebook

Youtube