Opinião do leitor: Kindle

março 30, 2013


Quem me acompanha pelo twitter e pelo instagram viu que eu comprei recentemente o Kobo Glo que é vendido pela Livraria Cultura. Vou fazer um post especial para mostrar todas as funções dele e o que estou achando das leituras. Já tenho um montão de livros para ler e como todo bookaholic, a lista só aumenta hehe

Ontem um leitor do blog me mandou pelo facebook as impressões dele sobre o Kindle. Achei bem interessante, já que eu não o tenho para comparar com o Kobo, mas acho que vale a pena compartilhar com vocês a opinião dele: 

Num primeiro momento fiquei receoso ao adquirir o Kindle.  Apesar das excelentes recomendações e de toda publicidade sobre o tablet, ler um livro no formato digital sempre me pareceu algo estranho, desnatural e até impossível.

Gosto do cheirinho do livro novo, bem como da arte gráfica das capas e das cores vivas que estas apresentam. Também acho bonito ter um estante repleta de livros com títulos, temas e autores dos mais diversos. Tem gente que ao chegar numa casa, fica reparando na ornamentação, nas cores, no mobiliário, eu sou diferente. Sempre reparo nos livros da casa onde estou, principalmente se me for estranha, pois os livros dizem muito do que as pessoas são.

Acho que está nítido meu apego que possuía pelos livros impressos, porém minha opinião modificou-se. Em dezembro de 2012 parti para uma viagem há muito planejada: conhecer o Norte de Minas Gerais.
           
Tenho um projeto especial de conhecer todas as regiões mineiras. Minha ida à regiões anteriores foram curtas e rápidas, pois eram próximas ao Sul de Minas. Porém desta vez viajaria de um extremo a outro. Faço as viagens de ônibus e com o objetivo de registrar os locais e as conversas com as pessoas.
           
Leio em minhas viagens, porém 10 dias consumiriam um peso enorme em livros na bagagem. Foi aí que a Amazon lançou oficialmente o Kindle no mercado brasileiro e resolvi arriscar compra-lo.
           
Para minha alegria (ou nossa alegria, num trocadilho bem tosco...) o aparelho é bem leve, de simples uso. A bateria dura muito (um mês quando não está ativo o wi-fi), comporta quase mil livros e sua tela não é reflexiva. Moro numa cidade pequena, sem livrarias. Nem sempre tenho tempo de ir às cidades vizinhas, e às vezes, dependendo do título, posso não encontrar o que quero o que obriga-me a comprar pela internet.

Já tive problemas com livros enviados errados, títulos esgotados, ou preços abusivos. No Kindle, cadastrei meu cartão e com apenas um clique compro o livro imediatamente, não tem como vir errado ou estar esgotado. Posso destacar trechos, assim como faria no papel, porém tenho a vantagem de poder compartilhar nas redes sociais. Destaco ainda que há inúmeros títulos gratuitos na Amazon e o aparelho permite o envio de arquivos PDF de qualquer origem.
           
Ainda há desvantagens, sendo a principal a ausência de muitos títulos em português, o que tende a se modificar na medida em que os brasileiros se habituaram a este novo tipo de leitura e as editoras confiarem no mercado. Recomendo o uso! - Opinião do leitor Marcos Ernani.

Gostei bastante da visão dele sobre um dos e-readers aqui no Brasil. Concordo com ele sobre a ausência de títulos e quanto os e-books ainda são caros por aqui. É algo novo no mercado, mas tenho a impressão que isso irá mudar e não demorará muito. Alguém tem um leitor digital? O que estão achando das leituras? Quem não tem, pretende comprar?


Você também pode gostar

0 Comentários

Like Us on Facebook

Youtube